Monografia "BERÇÁRIO MONTESSORIANO" Autor: Rayza Lenice de Freitas Santos Orientador: Prof. Roberta Laje Dezembro/2022 RAYZA LENICE DE FREITAS SANTOS "BERÇÁRIO MONTESSORIANO " Centro Universitário UNA – Unidade Itabira Curso: Arquitetura e Urbanismo Orientador: Prof. Roberta Laje ITABIRA Curso de Arquitetura 2022 “No fim, é só mais um começo.” -Ester Barroso AGRADECIMENTOS Agradeço primeiramente a Deus por ter me permitido chegar até aqui, a minha mãe por ter me ajudado, ter me incentivado, e agradeço ao meu pai que sempre me incentivou, e quando ele se foi, minha vontade foi desistir, nada mais fazia sentido sem sua presença, mas lembrei do sonho em me ver formar, e quão orgulhoso ficaria, obrigado pai, por mesmo distante ter me ajudado a continuar, tenho certeza que o senhor está orgulhoso, meus irmãos e meu noivo por ter me incentivado e me apoiado, a professora Roberta por toda dedicação e apoio. RESUMO A forma de educação no Brasil é um assunto que vem sendo debatido há muito tempo, principalmente o ensino para crianças mais novas, aquelas ainda em idade de estarem em um berçário. O foco desse trabalho é criar um berçário para crianças com idade de 1 a 3 anos, aplicando o método Montessori, que é um método bastante eficaz quando se trata do desenvolvimento de crianças. O principal objetivo desse método é promover independência na criança fugindo do método de ensino tradicional, fazendo com que a criança desenvolva autonomia desde nova para tomar decisões, para que assim, além do ensino, ela se torne mais independente. ABSTRACT The form of education in Brazil is a subject that has been debated for a long time, especially the teaching of younger children, those at the age of being in a nursery. The focus of this work is to create a nursery for children aged 1 to 3 years old, applying the Montessori method, which is a very effective method when it comes to children's development. The main objective of this method is to promote independence in the child escaping from the traditional teaching method, making the child develop autonomy from a young age to make decisions, so that, in addition to learning, the child becomes more independent. LISTA DE NOTAÇÕES, ABREVIATURAS IBGE= Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística °C= Graus MG= Minas Gerais KM= Quilômetros M= Metros M²= Metros quadrado SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO ..............................................................................................10 2. MÉTODO MONTESSORI .............................................................................11 2.1 Quem foi Maria Montessori? .................................................................. 11 2.1.1 O que é Método Montessori? .............................................................. 11 2.3 O que é berçário? ........................................................................................... 12 3. ANÁLISE DO TERRENO ............................................................................. 14 3.1 Cidade ................................................................................................... 14 3.1.1 Características Gerais ........................................................................ 14 3.1.2 Contexto histórico ............................................................................... 15 3.1.3 Condicionantes Climáticas .................................................................. 15 3.2 O terreno ................................................................................................ 16 3.2.1 Localizações do terreno ...................................................................... 16 3.2.2 Características do terreno ................................................................... 17 3.2.3 Legislação ........................................................................................... 18 3.2.4 Considerações .................................................................................... 18 4. OBRAS ANÁLOGAS ................................................................................ 19 4.1 Área de Recreação BabySteps .............................................................. 19 4.2 Escola Poan Educação .......................................................................... 21 4.3 O brincar no berçário ............................................................................. 25 4.4 Relação com o projeto ............................................................................ 26 5. ESTUDO PRELIMINAR ............................................................................ 26 5.1 Definição do programa de necessidade e dimensionamento .................. 26 5.2 Volumetria e estudo de massa ................................................................27 5.3 Conceito .................................................................................................. 29 6. O PROJETO ............................................................................................. 29 6.1 Sala de atividades .......................................................................................30 6.2 Dormitório ....................................................................................................31 6.3 Fraldário ............... .......................................................................................31 6.4 Lactário .......................................................................................................32 6.5 Cozinha ........................................................................................................33 6.6 Sala de administrativa ..................................................................................34 6.7 Sala de professores .......................................................................................34 6.8 Sala de atividades .......................................................................................35 6.9 Banheiros infantis .......................................................................................36 7. FACHADA E PÁTIO .................................................................................. 39 8. CONSIDERAÇÕES FINAIS ........................................................................44 9. REFERÊNCIAS ...........................................................................................45 10 1. INTRODUÇÃO O trabalho mostra uma pesquisa sobre um método de ensino e a criação de um berçário montessoriano público, em um bairro periférico, a fim de ajudar mães/pais que não tem condições de pagar ou com quem deixar seus filhos para trabalhar, a escolha do tema se deu pela percepção da falta desse tipo de equipamento urbano. Após a identificação da demanda, foi desenvolvida uma pesquisa temática sobre berçários e o método montessori, que visa estimular a criança a relacionar o que se aprende em sala de aula com seu cotidiano, promovendo sua a individualidade, seu desenvolvimento, seu carater , autonomia, responsabilidade e conhecimento. 11 2. MÉTODO MONTESSORI 2.1 Quem foi Maria Montessori? Maria Montessori nasceu em 1870 em Chiaravalle, na Itália, e morreu em 1952 em Nordwjik, na Holanda. Foi uma das primeiras mulheres italianas a se formar em medicina, logo depois foi trabalhar em uma clínica psiquiátrica da Universidade de Roma onde permaneceu por dois anos, lá ela estudou comportamentos de jovens com distúrbios de comportamento e aprendizagem e que pudessem ser retiradas das instituições psiquiátricas. Foi nesse período que Maria notou a falta de literatura sobre a educação de crianças com deficiências. Estudando a obra de Édouard Séguin, médico e educador francês, que Montessori passou a criar materiais que mais tarde fariam parte de seu método. No Congresso Médico Nacional, em Turim, Montessori defendeu que a principal causa de atrasos no desenvolvimento de crianças especiais era a falta de materiais para seu devido estímulo (FRAZÃO 2020). Para Montessori ‘’ As mãos são instrumentos da inteligência do homem’’, ela entendia a educação como construção social e cultural do indivíduo começando desde o ventre da mãe, pois seu sistema partia do desenvolvimento da personalidade humana (SALOMÃO 2013). O Método Montessoriano, enfoca a individualidade de cada criança. Assim, a atividade e a liberdade são as bases da teoria, esse método auxilia no desenvolvimento e enfatiza as atividades livres. O material pedagógico é um fator dominante para que as atividades sejam trabalhadas de forma dinâmica e lúdica (SALOMÃO 2013). 2.1.1 O que é método Montessori? O Método Montessori é um método de educação desenvolvido pela Maria Montessori, que visa contribuir no desenvolvimento das crianças, no qual a criança é estimulada a adquirir conhecimentos e autonomia com diversos tipos de atividades. Nesse método a criança é o centro de desenvolvimento, onde a interferência de adultos 12 nas atividades podem ser prejudiciais ao desenvolvimento da mesma, o ambiente é adaptado e tudo é feito proporcionalmente ao tamanho das crianças, deixando o ambiente mais estimulante para os sentidos e estimulando também sua autonomia (SALOMÃO 2013). A educação no método montessoriano apresenta a sala de aula como se fosse uma sociedade, onde as crianças vão desenvolver autonomia para se posicionarem no meio em que estão, esse método não é como uma sala de aula convencional onde os professores explicam e os alunos ouvem, muito pelo contrário, os professores são preparados para observarem as crianças (que é um dos pilares desse método), as crianças tem liberdade para pegar os próprios objetos que vão usar, ficando livres para sua escolha. Com essas experiências que a criança adquire na sala de aula ela acaba a relacionando no seu dia a dia. Existe alguns materiais que foram criados pela Maria Montessori que são bem comuns nesse método de ensino, como caixa de cores, puzzles de formas geométricas, escada marrom, mas o que ficou mais conhecido foi o material dourado, que tinha como objetivo desenvolver a independência da criança, concentração, ordem e coordenação e trabalhar os sentidos da criança. (LAR MONTESSORI 2013). 2.3 O que é berçário? Berçário é uma parte da educação infantil voltada para o cuidado de bebês na ausência dos pais, tendo função de estimular o bebê para desenvolver noções de si mesmo. Uma das vantagens do berçário é os pais terem onde deixar seus bebês, além de contribuir para sua formação de identidade, coordenação motora, formas de se expressarem, entre outros. O berçário juntamente com o método Montessori são ótimos aliados, pois esse método tem como objetivo principal desenvolvimento da criança (TREINAMENTO24 2020) Segundo o IBGE temos um número considerável de mães solteiras no Brasil. Ser mãe solo exige muita responsabilidade, além de cuidar dos filhos tem a preocupação de mantê-los financeiramente. Desde o início da pandemia esse número vem aumentando. Também é indicado pelo IBGE que os divórcios 13 aumentaram, consequentemente o número de mães solos também, a dificuldade de deixar seus filhos com segurança para trabalhar é grande. Segundo pesquisas feitas com mães na cidade de Itabira-MG, elas relataram a dificuldade em encontrar berçários públicos que aceitem crianças na faixa de 1 a 3 anos de idade, que tenham flexibilidade de horários e que passem confiança para os pais deixarem seus filhos. A proposta do projeto é fazer um berçário público no bairro Barreiro, região sem esse tipo de equipamento público, que serve para auxiliar mães que não tem condições de pagar/ deixar seus filhos para trabalhar. Foi escolhido esse local por ser mais afastado da região dotada de melhor infraestrutura, e não ter esse tipo de equipamento urbano ao redor, ficando ao lado de um condomínio,o que facilita a vida de mães que não contam com uma rede apoio. 14 3. ANÁLISE DO TERRENO 3.1 Cidade 3.1.1 Características Gerais Situada na Região Sudeste do Brasil, no centro de Minas Gerais, a cidade de Itabira onde será realizado o projeto, conta com uma área de 1,253,704 km² e 109.783 habitantes, tendo uma densidade demográfica de 87,57 habitantes por km² de acordo com o último censo demográfico 2010, fica a 104km de Belo Horizonte, 697 km de São Paulo, 545 km do Rio de Janeiro, e 845km da capital federal Brasília. É muito conhecida por ser a cidade natal de Carlos Drummond de Andrade. Imagem 1: Mapa com Localização de Itabira Fonte: IBGE 15 Imagem 2: Vista área de Itabira e Localização do terreno (Fonte: Google Maps editado pelo autor) 3.1.2 Contexto histórico Itabira nem sempre teve esse nome, se chamava Vila de Itabira, era subordinada de Caeté antes da sua emancipação em 1848, é conhecida como cidade do ferro por causa da mineradora Vale, veio para cidade em 1940, estimulando a economia da cidade e atraindo mais pessoas. Carlos Drummond eternizou Itabira por meio de um poema "Confidência do Itabirano”, tem um memorando que é um sobrado onde Drummond morou, que virou ponto turístico (RODRIGUES, ROBERTO GERALDO. UMA VIAGEM PELA POÉTICA DE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE) 3.1.3 Condicionantes climáticas 16 O clima predominante na cidade de Itabira é quente e temperado, com verão mais chuvoso que o inverno, a estação com precipitação é úmida e com céu encoberto e a seca com céu sem nuvens, a temperatura varia de 14°C a 28°C. O mês mais quente de Itabira é fevereiro, com mínima de 20°C e máxima de 28°C, o mais frio é julho, a época mais abafada é julho, dura de 2 a 3 meses, já a mais fresca dura de 2 a 9 meses. ( © WEATHERSPARK.COM) A parte que mais venta no ano é de 2 de agosto a 22 de novembro, com velocidade média de 11,5 quilômetros por hora, o mês que venta mais forte é setembro, os ventos vêm do Leste em sua maior parte do tempo ( © WEATHERSPARK.COM). Imagem 3: Tempo Itabira Fonte: © WeatherSpark.com A porcentagem de tempo passado nos vários níveis de conforto de umidade, categorizada pelo ponto de orvalho. 3.2 O terreno 3.2.1 Localização do terreno O terreno fica localizado no bairro Barreiro, e tem acesso principal pela Rua Joaquim Costa. https://pt.weatherspark.com/y/30609/Clima-caracter%C3%ADstico-em-Itabira-Brasil-durante-o-ano https://pt.weatherspark.com/y/30609/Clima-caracter%C3%ADstico-em-Itabira-Brasil-durante-o-ano https://pt.weatherspark.com/y/30609/Clima-caracter%C3%ADstico-em-Itabira-Brasil-durante-o-ano 17 Imagem 4: Local onde será construído o berçário Fonte: Editado Google Earth 3.2.2 Características do terreno O terreno tem uma área de 2.761,76 m², com frente de 56 metros e fundo 41 metros, há uma construção embargada, ao redor tem um condomínio e diversas construções ao redor, a rua é pavimentada, tem um ponto de ônibus bem em frente ao local que será construído. 18 Imagem 5: Vista áerea do bairro Barreiro Fonte: Google Earth 3.2.3 Legislação Conforme plano diretor o terreno está situado numa Àrea de Regularização Fundiario de Interesse Especifico, Zona de adensamento restrito ZAR, tendo que respeitar um afastamento frontal de 6 metros, uma taxa de permeabilidade de 70%, e 3 pavimentos acima do nivel da rua. 3.2.4 Considerações Para um projeto com esse objetivo funcionar bem, foi necessário um local onde não tivesse esse tipo de edificação próximo, assim conseguindo alcançar muitos pais, a escolha do terreno foi uma ótima opção, por estar situado em uma área periférica, e em um local com várias casas próximas, com um condomínio ao lado, facilitando o deslocamento e encurtando o tempo. 19 4. OBRAS ANÁLOGAS 4.1 Área de Recreação BabySteps / AtelierBlur/Georges Hung Architecte D.P.L.G. + Priestman Architects HK O projeto de recreação busca de formas inovadoras e progressivas, fazer com que desperte nas crianças interesse em aprender, ao mesmo tempo incentivando elas explorarem o entorno. Para isso a edificação conta com três maneiras de fazer isso, ousadia, cor e brilho, o projeto foi feito todo de forma a incentivar o aprendizado. Arquitetos: AtelierBlur/Georges Hung Architecte D.P.L.G., Priestman Architects HK Área: 160 m² Ano: 204 Assistente De Design: Edward Du Cliente: Babastes limited, membro do HK Focus Media Network Limited Custo: 1.24 million HKD (incluindo sinalizações, mobiliário, aplicações, equipamentos) País: Hong Kong (RAE) (Fonte: Archdaily) Imagem 6: Sala de atividades Fonte: Archdaily 20 Imagem 7: Sala de atividades Fonte: Archdaily Imagem 8: Detalhamento Fonte: Archdaily 21 Imagem 9: Detalhamento Fonte: Archdaily 4.2 Escola Poan Educação / Panda Office O projeto foi desenvolvido com intuito de melhorar a educação, para isso conta com o método de pirâmide do educador holandês Van Kuyk, ele tem objetivo de promover a autogestão das crianças. Foi desenvolvido um espaço multifuncional, para que os professores e alunos pudessem explorar, aprender e brincar juntos, fugindo do método tradicional. Arquitetos: Panda Office Área : 470 m² Ano: 2019 Fotografias: GL YANG Arquiteto Responsável: JC Lin Equipe De Projeto: CUN PANDA Design Team Cliente: Poan Education 22 Coordenador Do Projeto: LELE Brand Strategy Cidade: Zhangzhou País: China (Fonte: Archdaily) Imagem 10: Sala de atividades Fonte: Archdaily Imagem 11: Espaço para brincar Fonte: Archdaily 23 Imagem 12: Layout Fonte: Archdaily Imagem 13: Layout Fonte: Archdaily 24 Imagem 14: Layout Fonte: Archdaily Imagem 15: Inserção Fonte: Archdaily 25 Imagem 16:Detalhamento Fonte: Archdaily 4.3 O brincar no berçário: Interatividade, aprendizagem e desenvolvimento Esse projeto mostra a evolução de conceito e modelos da educação infantil, desde antigamente até agora, para compreender o seu desenvolvimento. O autor defende a importância de brincar no berçário como forma de aprendizagem, um ponto de destaque é que essa experiencia de acolher bebes, é uma coisa nova no método de ensino público brasileiro, isso requer adaptação, o que dificulta um pouco o problema de educação no Brasil, prolongando a solução do problema. Imagem 17: Berçário Fonte: O BRINCAR NO BERÇARIO: Interatividade, aprendizagem e desenvolvimento 26 4.4 Relações com o projeto As três referencias tem algo em comum, que é a preocupação de ensino e desenvolvimento de crianças, principalmente, mais novas que é a fase onde começam a absorver as coisas. a Area de Recreação da primeira referência, busca ensinar de diversas formas, contando com a ajuda de jogos, músicas etc..., já a obra da Escola Poan Eduacação/ Panda office tem como principal objetivo uma melhor esucação, o brincar no berçário, diz muito exatamente sobre seu nome, a importância das crianças brincarem pra incentivar seu desenvolvimento. As três obras, tem relação com o projeto que está sendo desenvolvido, pois, além de criar um local seguro e com melhor educação, faz se necessário um local que a criança desenvolva sua independência. Para isso serão usados alguns métodos, e neles vê-se a importância do brincar, de jogos, musicas, cores, para o desenvolvimento na infância. 5. ESTUDO PRELIMINAR 5.1 Definição do programa de necessidades e dimensionamento Foi desenvolvido um programa de necessidades de acordo com as normas vigentes, além de obras análogas estudadas, e conhecimentos adquiridos ao longo do curso. Tabela 1: Programa de necessidades e pré dimensionamento .Fonte: Criado pela autora A definição da setorização se deu pelo conforto dos usuários e interação com a natureza, sejam eles adultos ou crianças, visando estimular o contato com a flora. 27 5.2 Volumetria e estudo de massa Para se ter uma melhor percepção de como seria o equipamento urbano foi desenvolvido um fluxograma com principais ideias, levando em consideração circulação, aspectos físicos e climáticos. Imagem 18: Fluxograma Fonte: Criado pela autora Após desenvolvimento do fluxograma, foi criado uma maquete virtual para melhor visualização desse novo equipamento urbano. Imagem 19: Volumetria Fonte: Criado pela autora 28 Imagem 20: Volumetria Fonte: Criado pela autora Imagem 21: Estudo de insolação e ventilação Fonte: Criado pela autor 29 Imagem 22: Implantação Fonte: Google Maps adaptado pela autora 5.3 Conceito Baseado na ideia de um lar montessoriano, o conceito do projeto foi desenvolver um berçário onde o método Montessori estivesse presente, estimulando o seu desenvolvimento e promovendo sua independência, muito além de promover a independência das crianças, é que elas tivessem contato com a natureza, juntando essas duas principais ideias, foi desenvolvido um projeto onde o centro do edifício, conta com um espaço amplo e de interação entre as crianças e professores e das salas de atividades elas tenham acesso a natureza, podendo também desenvolver atividades ao ar livre. 6. O PROJETO Após mais alguns estudos bioclimáticos, e desenvolver layout de acordo com a volumetria mostrada antes, foi necessario fazer alguns ajustes no projeto, o adequando as necessidades e condiçoes do local, a fim de aumentar o conforto térmico e lúminico dos usuários. As salas de atividades ficaram distribuídas de forma que as crianças tivessem acesso ao seu exterior, que conta com um parque para despertar o contato das mesmas com a natureza. As salas de atividades ainda foram dispostas de duas formas, uma com um painel remetendo a biofilia, para que mesmo de forma inconciente as remetam a natureza, e a outra com um painel sensorial para as crianças despertarem seus sentidos. 30 O edificio ainda conta com um pátio no meio da contrução, com teto com uma abertura para melhor iluminação e ventilação.(Para manter a qualidade das pranchas a mesma estará anexada no presente projeto). 6.1 Sala de atividades Foram criados 2 modelos de salas de atividades, um modelo mais voltado para o sensorial, estimulando o contato dos bebês com materiais de diferentes texturas e formas que auxiliam no desenvolvimento cognitivo e no conhecimento do mundo ao seu redor. Na sala 1 foi usado um piso vinílico para melhor conforto térmico, uma vez que as crianças vão ficar mais no chão, móveis projetados na altura das crianças de forma que ela se sinta independente na hora de escolher e pegar os brinquedos, um painel sensorial que conta com alguns materiais recicláveis, como cano, rodas de patinetes, coisas que seriam descartadas e foram reaproveitadas. Além disso conta com uma pintura e papel de parede quem trazem uma sensação de calma aconchego. Todas as salas de atividades dão acesso ao exterior, onde tem um parquinho para as crianças brincarem e terem mais contato com a natureza. Imagem 23: Sala de atividades Fonte: Criado pelo autor Imagem 24: Sala de atividades Fonte: Criado pelo autor 31 6.2 Dormitório Nos dormitórios foram colocados berços montessorianos, onde as crianças conseguem deitar ou levantar sem auxílio de um adulto. A sala ainda conta piso vinílico, papel de parede e tinta em tons mais suaves, foram usadas luminárias em formato de nuvens, com luz amarela para trazer a sensação de aconchego e manter as crianças mais calmas na hora de dormirem. Nas janelas tem persianas para bloquear um pouco a entrada do sol na hora em que as crianças forem dormir. Imagem 25: Dormitório Fonte: Criado pela autora Imagem 26: Dormitório Fonte: Criado pela autora 6.3 Fraldário Nos fraldários foram colocados um móvel em L colorido com armários e bancadas de apoio para troca de fralda e banho nos bebês, nas paredes foi colocado nichos de apoio e decorativos, e um revestimento detalhado para facilitar a limpeza além de dar um charme ao ambiente e no piso um porcelanato claro. 32 Imagem 27: Fraldário Fonte: Criada pela autora 6.4 Lactário No lactário foi colocado um armário grande com cor, e uma bancada com pia, foi colocado cadeiras de alimentação para os bebês e poltronas para as funcionarias caso fosse necessário. Nas paredes foi usado um revestimento branco para facilitar limpeza e em uma parede foi uado um papel de parede sutil mas mantendo um charme. Imagem 28: Lactário Fonte: Criado pela autora 33 6.5 Cozinha Na cozinha foi usado o mesmo revestimento o lactário, ele foi escolhido por praticidade na hora da limpeza. Foi colocado armários e bancadas para armazenar alimentos, além de duas geladeiras. A cozinha conta ainda com uma mesa de apoio caso necessário. Imagem 29: Cozinha Fonte: Criado pelo autor Imagem 30: Cozinha Fonte: Criado pelo autor 34 6.6 Sala administrativa Na sala administrativa foi colocado uma mesa em L, com armários para espaço de armazenamento, mesclando em MDF branco e preto, uma parede com detalhes em tons de azul, para dar um charme a mais, e auxiliando na concentração. No piso foi colocado um porcelanato claro Imagem 31: Sala administrativa Fonte: Criado pela autora 6.7 Sala de professores Nas salas dos professores foi criado uma mini cozinha que conta com uma bancada com cafeteira e micro-ondas, uma geladeira e um canto alemão para melhor aproveitar o espaço, o armário da bancada é amadeirado com preto para dar um ar descontraída, mas não perder a sensação de aconchego, o amadeirado também está presente na base do canto alemão e nas mesas, a sala dos professores ainda conta com uma mesa de reunião, caso seja necessário, as cadeiras são de coro e a mesa também é amadeirada. Imagem 32: Sala de professores 35 Fonte: Criado pela autora Imagem 33: Banheiro de funcionarios Fonte: Criado pelo autor 6.8 Lavanderia A lavanderia foi criada junto deposito de material de limpeza, a ideia foi unir os dois para facilitar o uso dos mesmos, apesar de ser um ambiente não muito frequentado, não pode ser deixado de lado, ele conta com armários amadeirados com branco, e um porcelanato carrara cristal, deixando o ambiente mais moderno e facilitando a limpeza. 36 Imagem 34: Lavanderia e depósito de material de limpeza Fonte: Criado pelo autor 6.9 Banheiros infantis O banheiro infantil feminino conta com uma bancada em granito na altura em que uma criança consiga usar, vasos infantis e um gabinete para cadeirante. A parede esta revestida com um porcelanato polido e o piso com um acetinado para maior segurança, os espelhos são em formato de rostinho de urso, e as portas dos banheiros tem pinturas variadas de ursinhos para combinar com os espelhos. O banheiro masculino segue o mesmo padrão, mudando apenas o revestimento da parede, o espelho que é em formato de lagarta e as pinturas da porta. Imagem 35: Banheiro feminino 37 Fonte: Criado pelo autor Imagem 36: Banheiro feminino Fonte: Criado pelo autor Imagem 37: Banheiro feminino Fonte: Criado pelo autor 38 Imagem 38: Banheiro masculino Fonte: Criado pelo autor Imagem 39: Banheiro masculino Fonte: Criado pelo autor Imagem 40: Banheiro masculino Fonte: Criado pelo autor 39 7. Fachada e pátio O pátio conta com um espaço com teto aberto para auxiliar na ventilação e iluminação do ambiente. Aproveitando esse espaço com teto aberto, e tendo em vista a importância do contato das crianças com a natureza, foi criado uma horta, onde as crianças vão cultivar seus alimentos, criar hábitos alimentares saudáveis e ver a importância de cuidar do meio ambiente. Na parte coberta tem um refeitório, onde a circulação foi planejada para melhor uso, o refeitório conta com mesas e cadeiras coloridas, e um papel de parede intuitivo. Imagem 41: Pátio Fonte: Criado pelo autor Imagem 42: Pátio Fonte: Criado pelo autor Imagem 43: Pátio 40 Fonte: Criado pelo autor Imagem 44: Pátio Fonte: Criado pelo autor Imagem 45: Pátio Fonte: Criado pelo autor 41 Imagem 46: Pátio Fonte: Criado pelo autor A fachada foi criada para ser convidativa, pensando nisso, a parte frontal e lateral foi feita em placas de ACM em alto relevo, com cores variadas e em tons mais claros, passando a sensação de ser um ambiente tranquilo, a fachada frontal ainda conta com um pergolado com os pórticos coloridos, paisagismo e parquinho ao lado complementam a fachada trazendo mais cores e vida Imagem 47: Fachada Fonte: Criado pelo autor 42 Imagem 48: Fachada Fonte: Criado pelo autor Imagem 49: Fachada Fonte: Criado pelo autor 43 Imagem 50: Parquinho Imagem 51: Parquinho Fonte: Criado pelo autor Imagem 52: Parquinho Fonte: Criado pelo autor 44 8. CONSIDERAÇÕES FINAIS O projeto foi desenvolvido com objetivo não só de criar um berçário com método de ensino convencional, mas criar um equipamento urbano que tivesse um método de ensino em que as crianças pudessem desenvolver sua autonomia e independência, contribuindo para criação de seus valores e reponsabilidades, onde no futuro vão ver a importância do método de ensino que as foi dado no passado. Para isso foi criados espaços criativos e interativos onde elas terão autonomia para tomar decisões e saber lidar com as consequências das mesmas. 45 9. REFERÊNCIAS MERCHED,Gabriel.Método Montessori.Lar Montessori. Disponível em https://larmontessori.com/o-metodo/. Acesso em 03 de maio de 2022 BRANDANI, Guilherme, FONSECA, Braúlio, LOBO, Carlos. Áreas de restrição à expansão urbana no município de Itabira MG, 2007. Disponível em: https://www.researchgate.net/figure/Figura-1-Mapa-de-Localizacao-ITABIRA-MG- Fonte-IBGE_fig1_322308831. Acesso em 15 de jun. de 2022. Área de Recreação BabySteps / AtelierBlur/Georges Hung Architecte D.P.L.G. + Priestman Architects HK. Archdaily, 2015. Disponivel em: https://www.archdaily.com.br/br/763718/area-de-recreacao- babysteps-atelierblur- georges-hung-architecte-dplg-plus-priestman-architects-hk. Acesso em 15 de jun. de 2022 Escola Poan Educação / Panda Office. Archdaily, 2020. Disponível em: https://www.archdaily.com.br/br/943063/escola-poan-educacao-panda-office. Acesso em 15 de jun. de 2022 Clima e condições meteorológicas médias em Itabira no ano todo. Weather Spark. Disponível em: https://pt.weatherspark.com/y/30609/Clima- caracter%C3%ADstico-em-Itabira-Brasil-durante-o- ano#:~:text=O%20m%C3%AAs%20de%20ventos%20mais,velocidade%20m%C3 %A9dia%20hor%C3%A1ria%20do%20vento. Acesso em 15 de jun. de 2022 MIRANDA, Aline Matos de. O BRINCAR NO BERÇARIO: Interatividade, aprendizagem e desenvolvimento: o brincar no berçário: interatividade, aprendizagem e desenvolvimento. 2012. 69 f. TCC (Graduação) - Curso de Arquitetura e Urbanismo, https://larmontessori.com/o-metodo/ https://www.researchgate.net/figure/Figura-1-Mapa-de-Localizacao-ITABIRA-MG-Fonte-IBGE_fig1_322308831 https://www.researchgate.net/figure/Figura-1-Mapa-de-Localizacao-ITABIRA-MG-Fonte-IBGE_fig1_322308831 https://www.archdaily.com.br/br/763718/area-de-recreacao-babysteps-atelierblur-georges-hung-architecte-dplg-plus-priestman-architects-hk https://www.archdaily.com.br/br/763718/area-de-recreacao-babysteps-atelierblur-georges-hung-architecte-dplg-plus-priestman-architects-hk https://www.archdaily.com.br/br/763718/area-de-recreacao-babysteps-atelierblur-georges-hung-architecte-dplg-plus-priestman-architects-hk https://www.archdaily.com.br/br/943063/escola-poan-educacao-panda-office https://pt.weatherspark.com/ https://pt.weatherspark.com/y/30609/Clima-caracter%C3%ADstico-em-Itabira-Brasil-durante-o-ano#%3A~%3Atext%3DO%20m%C3%AAs%20de%20ventos%20mais%2Cvelocidade%20m%C3%A9dia%20hor%C3%A1ria%20do%20vento https://pt.weatherspark.com/y/30609/Clima-caracter%C3%ADstico-em-Itabira-Brasil-durante-o-ano#%3A~%3Atext%3DO%20m%C3%AAs%20de%20ventos%20mais%2Cvelocidade%20m%C3%A9dia%20hor%C3%A1ria%20do%20vento https://pt.weatherspark.com/y/30609/Clima-caracter%C3%ADstico-em-Itabira-Brasil-durante-o-ano#%3A~%3Atext%3DO%20m%C3%AAs%20de%20ventos%20mais%2Cvelocidade%20m%C3%A9dia%20hor%C3%A1ria%20do%20vento https://pt.weatherspark.com/y/30609/Clima-caracter%C3%ADstico-em-Itabira-Brasil-durante-o-ano#%3A~%3Atext%3DO%20m%C3%AAs%20de%20ventos%20mais%2Cvelocidade%20m%C3%A9dia%20hor%C3%A1ria%20do%20vento 46 Faculdade, Curso e Especialização em Docência na Educação Básica, Belo Horizonte, 2012 POPULAÇÃO. IBGE, 2017. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/mg/itabira/panorama. Acesso em 15 de jun. de 2022 FRAZÃO, Diva. Biografia de Maria Montessori. Ebiografia, 2020. Disponível em < https://www.infoescola.com/biografias/maria-montessori/>. Acesso em 15 de junho de 2022. https://cidades.ibge.gov.br/brasil/mg/itabira/panorama https://www.infoescola.com/biografias/maria-montessori/